Ao trabalhar com banco de dados em Java fazemos uso dos drivers JDBC. Estes drivers são fornecidos pelos desenvolvedores dos bancos de dados e seguem uma implementação definida pelo Java e realizam, entre diversas responsabilidades, o mapeamento entre a forma que uma informação é armazenada no banco de dados e os tipos primitivos ou classes em Java, que são o que efetivamente iremos trabalhar durante nossa codificação. O principal objetivo do JDBC é a abstração do sistema de banco de dados, mas esta abstração não é totalmente infalível e algumas práticas devem ser observadas, entre elas o correto mapeamento entre os tipos, nesta postagem vamos realizar uma pequena análise nesta prática.
quarta-feira, 30 de julho de 2014
Mapeamento de tipos SQL em Java
Postado por
Claudio Weiler
às
22:08
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Java,
programação,
SQL
terça-feira, 8 de julho de 2014
Redirecionando System.out e System.err para Arquivos
As chamadas
System.out.print
e System.err.print
devem ser os recursos mais comumente utilizados em Java, e frequentemente utilizado nos exemplos deste blog, mas este tipo de recurso deve ser utilizado com objetivo limitado principalmente em testes ou debugs rápidos, sendo preferível o uso de uma API de log para o registro de mensagens importantes na avaliação da saúde de uma aplicação. Mas, você gostaria de continuar utilizando as chamadas System
por uma questão de apego ou qualquer outro motivo, então veremos nesta postagem como redirecionar a saída destas chamadas para um arquivo.
Postado por
Claudio Weiler
às
10:01
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Java,
programação
Assinar:
Postagens (Atom)