Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Exportando módulos do JBoss AS no Eclipse

Recentemente encontrei um problema de dependência de bibliotecas durante desenvolvimento de um padrão de projetos em EJB, mais especificamente: precisava utilizar a dependência do core do Hibernate para realizar consultas JPA baseadas em Example e Criterion. O problema encontrado foi a inexistência da biblioteca "hibernate-core.jar" no Server Runtime do JBoss AS 7.1.
A solução que encontrei não possui muita documentação na internet, já que a maioria dos projetos atuais utiliza Maven e as dependências são descritas no pom, mas é uma solução formal e correta do ponto de vista do Eclipse.

Tomcat x JBoss

Para quem trabalha com desenvolvimento web, utilizando o Eclipse e servidor Tomcat, o uso de bibliotecas é bem simples, quando você precisa de uma biblioteca global e instala dentro da pasta lib do Tomcat, automaticamente o Eclipse reconhece esta biblioteca e exporta na configuração do Server Runtime para que você consiga utilizar esta biblioteca em seus projetos. Já no JBoss AS 7 a configuração é baseada em módulos, e o Eclipse não importa automaticamente todos os módulos já existentes, como por exemplo, o core do Hibernate.

Configuração

Esta postagem foi baseada na configuração:
- Eclipse Indigo SR2
- JBoss Tools 3.2.0
- JBoss AS 7.1.1

Solução

Lembrando que esta solução é relativa a construção de projetos "não-Maven", já que a configuração de dependência em projetos Maven é toda descrita no(s) pom(s).
No caso da dependência em questão, o core do Hibernate, o módulo já existe no JBoss, precisamos apenas que o Eclipse exponha esta biblioteca para as aplicações.
1. De dentro do Eclipse, menu Window > Preferences;
2. Página Server > Runtime Environments > Default Classpath Entries;
3. Escolha o runtime adequado no combo;
4. Clique em Add...;
5. Preencha as informações de acordo com o módulo sendo incluído;
Detalhe: nesta configuração da entrada o filtro de inclusão está limitando a importação ao "hibernate-core*.jar", pois o módulo "org.hibernate" possui outros jars, mas estes não são necessários na construção dos projetos que estou trabalhando.
6. Cliques nos OKs necessários.
Pronto! A partir de agora o runtime do JBoss passará a incluir a biblioteca na lista de bibliotecas exportadas para o build path dos projetos que utilizem este servidor.
Importante ressaltar que esta configuração modifica apenas o runtime do Eclipse, a instalação do JBoss não sofre nenhum tipo de alteração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Antes de postar seu comentário, por favor, observe que comentários técnicos, elogios e sugestões são antecipadamente agradecidos, esclarecimentos sobre os conceitos envolvidos na postagem serão respondidos da melhor forma possível, mas pedidos de ajuda técnica ou suporte individual deverão ser feitos através do formulário de contato. Grato!